Às 8:00, Luís Durão, Alfredo Almeida, Pedro Parada e os convidados Luís Jacinto e Rui Pereira, saem de Corroios em direcção ao Casal do Marco, ao encontro do convidado Jorge Palma que já estava no local combinado, sem paragem os seis elementos seguem em direcção a Coina, durante o percurso aparece mais um convidado Rui Alferes que se junta ao grupo. Ao chegarmos a Coina junta-se o ultimo convidado Eduardo Regra. Estava assim completo o grupo para o passeio que se ia efectuar hoje.
O grupo parte em bom ritmo, sempre unido e com grande espírito de entreajuda, em direcção a Covas de Coina, Auto Europa, onde o convidado Jorge Palma abandona o grupo porque hoje não dava para poder desfrutar da amizade e convívio do "LONGO CURSO", despedidas feitas o grupo continua em direcção ao Pinhal Novo, Rio Frio, Forninho, Taipadas onde Pedro Parada e o convidado Luís Jacinto também tiveram que abandonar o passeio porque ambos não podiam continuar devido a compromissos. Despedidas feitas e o grupo reduzido a cinco elementos segue em direcção a Canha, Malhada Alta, Lavre onde o grupo pára para fazer o primeiro reabastecimento de água. Após alguns minutos o grupo retoma à estrada em direcção a Vendas Novas mas após alguns kms decorridos surge uma paragem forçada devido ao mau piso, Luís Durão entra num dos muitos buracos e com o impacto trilhou a camâra de ar da roda traseira. Depois de resolvido o problema o grupo segue para Vendas Novas onde o grupo chega com média de 31,4 kms/h. Aqui faz-se a paragem no sitio habitual para se comer a respectiva bifana mas desta vez resolveu-se fazer mesmo almoço.
Durante o almoço fala-se em se alterar o percurso do passeio, sendo proposto seguir por Setubal, e quem sabe subir a nossa bela e querida Serra da Arrábida, era um desafio e como todos os elementos que fazem parte do grupo "LONGO CURSO" têm esse espírito, achamos que seria algo inédito e que merecia atenção.
Depois desta paragem de convívio e boa disposição o grupo faz-se à estrada, seguindo em direcção a Pegões, Águas de Moura, Zambujal aqui surge novamente mais uma paragem forçada devido ao mau piso que infelizmente esta estrada tem, o convidado Rui Alferes tem um furo na roda dianteira. Aqui o convidado Rui Pereira que começava a ficar curto de tempo sugeriu despedir-se e continuar sozinho, foi unânime a resposta do grupo em concordar. Depois de resolvido o problema o grupo segue para Alto da Guerra, Pontes onde o convidado Rui Alferes aproveita para se despedir fazendo um atalho para casa, o grupo ficava resumido a três unidades, continuando em direcção a Setubal onde chega com 185 kms e média de 31,7 kms/h. Aqui o convidado Eduardo Regra reforça a ideia de irmos fazer a Serra da Arrábida tornando este passeio "Épico" os restantes elementos concordam e dirigem-se para o seu ultimo desafio do dia com a consciência que não ia ser fácil devido aos muitos kms que já tinham percorrido.
Mas ao iniciar-se a subida surge mais um imprevisto e desta vez mais grave o tubular do convidado Eduardo Regra rebentou, sem possibilidade de se resolver este problema porque não havia suplente, nada se podia fazer vendo-se obrigado a abandonar este desafio que até tinha sido sua iniciativa e chamar a sua assistência particular em viagem. Despedidas feitas e o duo segue serra acima fazendo uma paragem forçada junto às antenas por causa de uma filmagens que ali decorriam. Após alguns minutos de espera o duo segue em direcção a Casais da Serra fazendo uma paragem em Azeitão para comer a respectiva torta uma das muitas especialidades da zona.
Após esta missão espinhosa o duo segue em direcção a Coina, Casal do Marco, Fogueteiro, Corroios.
Este foi o local escolhido pelo grupo para fazer o respectivo brinde à Amizade, e ao prazer de pertencer ao "LONGO CURSO" e também aproveitar para tirar a respectiva foto da praxe.
Embora o passeio tenha tido algumas dificuldades, nunca esmorece a força de vontade e garra de quem participa no passeio.
O passeio concluiu-se com 229 kms, acumulado de 1817 mt e média final de 29.5 km/h.
EQUIPA
Luís Durão