Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O caminho acabou por se tornar mais leve, possivelmente porque sem querer tínhamos criado o lema do “LONGO CURSO”.https://longocursoportugal2.blogs.sapo.pt/
Lisboa / Sacavem / Ota / Cercal / Montejunto / Alenquer / Sacavem / Lisboa
Este passeio foi mais um à "Longo Curso" como costumamos dizer "já deu para ganhar uns trocos".
Infelizmente a adesão continua fraca e os convidados teimam em não vir. No entanto como é regra do grupo dois chegam para se efectuar o passeio. Felizmente desta vez fomos quatro.
Saída da estação de Corroios Luís Durão e o convidado Alfredo Almeida apanham o comboio das 8.34 horas onde já se encontravam Paulo Silva e a grande surpresa do dia Joaquim Morais que inicialmente não podia comparecer a este magnífico passeio. Ao chegarem à estação Roma/Areeiro o quarteto segue em direcção à Rotunda da Expo 98 onde já se encontrava António Tavares, estando assim completo o grupo para hoje.
Paulo Silva aproveita para comunicar que não iria até Montejunto, encurtando caminho pelo Porto Alto, uma vez que precisava de chegar mais cedo a casa, coisa que já começa a tornar-se habitual.
Após alguma rápida troca de palavras começam a pedalar em bom ritmo em direção a Sacavém. Durante este percurso são surpreendidos por outro grupo. Ao chegarem a Vila Franca o grupo despede-se de Paulo Silva continuando na companhia dos restantes elementos até à Ota, local onde se despediram, continuando apenas o quarteto. Este teve consciência que a companhia não permitiu chegar mais cedo, embora tenham sido uma ajuda contra o vento que por vezes soprava forte.
Continuaram em bom ritmo em direcção à Espinheira, Cercal, Rocha Forte, Charco, Pragança onde pararam numa fonte para que não houvesse falta de água uma vez que se preparavam para começar a subir a principal subida do dia. A subida teria corrido melhor senão fosse o inesperado raio partido do nosso chefe de fila Luís Durão. Embora tenha ocorrido este pequeno contratempo a chegada ao topo da serra ocorreu à hora prevista.
Depois da respectiva foto da praxe neste local, ponto mais alto da zona e arredores, iniciaram a descida até à Vila Verde dos Francos com paragem obrigatória na fonte dos namorados para novo reabastecimento de água. O percurso seguiu-se em direcção a Alenquer, Carregado, Vila Franca, Alverca e Sacavém onde se chegou com 150 kms e média de 29 kms/h.
Despedida do nosso companheiro Tavares seguindo o trio até à Av. de Roma, à Pastelaria "Sílvia" local habitual onde pararam para fazer o respectivo brinde à Amizade e ao prazer de pertencer ao LONGO CURSO. Desta vez deu origem a um almoço ligeiro.
Depois de cumprida a missão foi apanhar o comboio para a margem sul.