13.NOV.2016

14.11.16

Lisboa / Loures / Bucelas / Malveira / Torres Vedras / Caldas da Rainha / Serra de Montejunto / Lisboa

13-12-2016.bmp

Este Domingo o nosso chefe de fila Luís Durão proporcionou mais uma vez um passeio que honrou o grupo "LONGO CURSO".

Também há que fazer referência à adesão, desta vez houve a participação de sete elementos.
Assim às 7.34 horas, Luís Durão, Alfredo Almeida, Pedro Parada e os convidados Luís Jacinto, Arlindo Beicinha, Rui Pereira apanham o comboio na estação de Corroios em direcção à estação Roma/Areeiro.
Ao chegarem à estação Roma/Areeiro o grupo pedala em ritmo suave até à Av. de Roma local combinado onde se aguarda  alguns minutos à espera do convidado Leonardo Costa. Estava assim completo o grupo para o passeio que se ia efectuar hoje.
Após troca de cumprimentos matinais, rapidamente se começa a pedalar num ritmo constante e confortável a todos seguindo em direcção ao Olival Basto, Flamenga, Loures, São Julião do Tojal, Bucelas, Freixial, Chamboeira, Venda do Pinheiro, Malveira, Vila Franca do Rosário, Turcifal, Carvalhal, Torres Vedras onde teve lugar a duas paragens a primeira para fazer as honras ao nosso grande ciclista Joaquim Agostinho com a respectiva foto da praxe, depois deste ritual o grupo segue para o café onde é costume parar e aproveita para fazer o reabastecimento de água.
Depois desta rápida paragem o grupo segue em direcção ao Ramalhal  onde aparece uma velha amiga ali da zona a Cristina que faz questão de nos acompanhar até às proximidades de Casais Larana, feitas as despedidas o grupo continua em direcção ao Outeiro da Cabeça, Bombarral, Óbidos e Caldas da Rainha onde o grupo chega com 104 kms e média de 27,8 kms/h. parando para tirar as fotos da praxe e aproveitar para comer e fazer mais um reabastecimento de água.
Depois deste momento de convívio e de barriga mais aconchegada é altura de voltar à estrada e o grupo em ritmo moderado parte em direcção a Gaeiras, Palhoça, Cercal, Rocha Forte, Charco, Pragança onde surge o inesperado o convidado Rui Pereira tem um furo na roda da frente mas consegue chegar até à fonte onde o grupo pára para resolver o problema do furo e também para fazer mais um reabastecimento de água para ajudar a fazer grande subida do dia a Serra de Montejunto.
Aqui o nosso companheiro Alfredo Almeida diz que quer ir fazer uma coisa diferente, subir o Avenal e como é de ideias fixas partiu sozinho nesta aventura.
Os restantes elementos fizeram a subida habitual, durante a descida em direcção a Vila Verde dos Francos, aparece Alfredo Almeida que já vinha ao nosso encontro, que ao ver-nos fez inversão de marcha fazendo a descida com o grupo.
Ao chegar a Vila Verde dos Francos o grupo pára como é costume na fonte dos "Namorados" e faz mais um reabastecimento de água. Após alguns minutos de paragem o grupo segue em direcção à Ventosa, Olhalvo, Porto de Luz, Alenquer, Carregado, Vila Franca de Xira, Alverca, Sacavem, Moscavide, Olivais, Av. Marechal Gomes da Costa, Av. do Brasil, Av. de Roma até à Pastelaria "Silvía".
Este foi o local escolhido pelo grupo para fazer o respectivo brinde à Amizade, e ao prazer de pertencer ao "LONGO CURSO" e também aproveitar para tirar a respectiva foto da praxe mas desta vez também fazer um pequeno lanche  alusivo ao passeio do dia.

O percurso foi marcado por algumas dificuldades, no entanto a determinação de chegar ao destino não esmorece aqueles que participam.

O passeio concluiu-se com 216 km, acumulado de 2685 mt e média final de 27,7 km/h.

EQUIPA

Arlindo Beicinha
Rui Pereira
Leonardo Costa

Fotos para mais tarde recordar: